quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A JATO

no Rio de Janeiro
o melhor é "talvez não"
em Minas, sim
e quando estico a mão
em direção a um quem sabe
encontro ela sorrindo
vindo na mesma direção

no Rio tenho gripe
poluição e cansaço
em Minas sou de aço

no Rio há complicação
fase errada
muito cedo, muito tarde
nulidades em_baladas
perfeições já namoradas
Jesus Cristo e as leis de Deus...

em Minas
atentamente
ela me lê a alma
no presente

no Rio nem rio além:
na plenitude de quases
sempre tem um porém

no Rio tem Santos Dumont
em Minas sou melhor que Drummond:
- Vou voando para Minas, lá sou amigo do rei!

(Fabio Rocha)

6 comentários:

Ígor Andrade disse...

Poemão!

Devaneios dela disse...

AdOrEi..confesso que sou uma carioca à mineira..rsrs...Uaisô.!

Fabio Rocha disse...

Valeu!

Fabio Rocha disse...

Garota de Ipanema é a segunda música mais tocada no mundo. Só perde para Yesterday, dos Beatles. A principio, isso parece motivo de festa. ‘Nossa, mas que orgulho para o nosso país’. ‘Nossa, o Tom e o Vinícius levaram o nome do Rio de Janeiro para o planeta inteiro’. ‘Nossa, o Rio de Janeiro é mesmo maravilhoso’. ‘Nossa, e o rebolado da Juliana Paes?’. Tá, muito legal. Eles fizeram um bem danado para o país. Mas, definitivamente, não para os cariocas.
(...)

Fabio Rocha disse...

É por causa desse sucesso estrondoso que nasceu um dos maiores infernos do Rio de Janeiro: a marra das cariocas. É claro, a menina sabe que a sua fama de monumento foi parar até em Omsk e Dudinka (dá-lhe War!). Normal. Elas se enchem de orgulho e auto-estima. E tome gordinha de tamanco dando toco em Búzios, tome 0×0 no Baixo Gávea. Tome vodka com RedBull pra dar uma levantada e tentar mais uma.

Foi por causa do doce balanço a caminho do mar que passamos tantos carnavais em Pompeu, Juiz de Fora, Lambari. Na boa, o que leva alguém a sair do Rio de Janeiro, passar pela Urca, por Ipanema e pensar. Uhuuuu, bora pra Lambari. Chegando vamos direto pra aquela praça onde tem umas caixas de som no poste. Porra, na boa.

Por um lado, é bom, porque que os cariocas passam a conhecer mais o país e até o próprio Rio. Incluindo aí os seus espaços mais sórdidos: Rio Sampa, Excentric, Choperia Tropical, ‘Mariozinho’, Rei do Bacalhau da Washington. Tem o primo de um amigo meu que já foi mais de 5 vezes à Coqueluxe. Tá bom, tá bom, fui eu. E foram mais de 10 vezes. Mas não vem não, que seu namorado também já foi lá.

O pior é que a música mais famosa do país não é apenas uma ode à mulher carioca. É um poema ao toco dado pela mulher carioca. Aí, fica fácil, né, recebe elogio e ganha musiquinha pra vir e passar, pra deixar o cara tão triste, tão sozinho. Tá explicado.

Por favor, não que o Rio não tenha mulheres absurdas e tal. O problema é com a relação geográfica. Aquela gata da faculdade com quem você sonhou a vida toda, e que só ficava com aquele cara fortinho, de camisa meio desbotada da Osklen, que chegava de bicicleta na praia e tocava Jorge Ben no violão – então, esse mesmo. Ou aquela outra que você pirou no colégio, e que só ficava com aquele cara fortinho, de camiseta meio desbotada da Osklen, que chegava de bicicleta na praia e que estava aprendendo a tocar Jorge Ben no violão – então, esse mesmo. Nunca foi impossível ficar com elas. Impossível era ficar com elas no Rio. Porque no Rio, todas acham que têm um pouco de Helô Pinheiro.

Ai, inventam a festa do Castelo em Itaipava. Itaipava! E a festa a fantasia de Teresópolis. Teresópolis! Lá pode, né? Não é Rio. Pagou pedágio, pode. Ok. Carnaval em Salvador, então? Que maravilha. “Ê ô, ê ô, que bom, você chegou. Bem-vindo a Salvador…”

E, no fundo, Tom e Vinicius são os incentivadores e, por que não, empreendedores de diversos segmentos da economia de nosso balneário. Tenho certeza de que a Garota de Ipanema não malhava na Academia. Nem tinha feito aplique, nem comia salada no Doce Delicia. É a busca pelo helopinheirismo que impulsionou o crescimento e os investimentos em todas as áreas relativas à estética. Tanto a feminina como a masculina. Porque o Rio de Janeiro é a única cidade do mundo onde esquisito é quem não malha.

Fabio Rocha disse...



Malhação é um ciclo. Às vezes de decaderabolin, às vezes de winstrol. As mulheres, por serem cariocas e, portanto, dificílimas, começam a malhar para se diferenciarem e entrarem na categoria ‘impossíveis’. Os homens, como o número de impossiveis aumenta, malham sem parar, tentando transformá-las em ‘quem sabe um dia’.

E, assim, cria-se também o maior número de caras mestres na conquista do país (expressão amplamente empregada por meu avô). Quando o assunto é a paquera, crescer no Rio é treinar no BOPE, e sentir que quando você chega em outra cidade, todos são guardas municipais, daqueles que andam de bicicleta na Lagoa. Você, de escopeta e caveirão. Obviamente, é caveira, meu capitão.

Esse é o momento de elevação do carioca: o jogo fora de casa. Que bonito ver a bola rolando assim, redondinha. Sem defesa, sem barreira, sem falta. O futebol moleque. E é nessa hora que, sofrido, você resolve agradecer pela segunda música mais tocada do mundo. No fundo, ela cumpriu uma função muito maior. Ao tentar deixar os cariocas prontos para as cariocas, acabou deixando os cariocas prontos para o mundo.

Rafael Pitanguy

fonte: http://adrenaline.uol.com.br/forum/geral/288462-rio-de-janeiro-o-bope-da-conquista.html