terça-feira, 17 de abril de 2007

NIETZCHIANO No. 2

da primeira ve que li Tereza
me assombrou a alma com peso
e matou um deus ruim

na segunda vez
senti leveza

depois tudo
virou nada
e o caos brilhou em mim

(Fabio Rocha)

---

"Já é tempo de o homem estabelecer a sua meta. Já é tempo de o homem plantar a semente da sua mais alta esperança.

Seu solo ainda é bastante rico para isso. Mas, algum dia, esse solo estará pobre e esgotado, e nenhuma árvore poderá mais crescer nele.

Ai de nós! Aproxima-se o tempo em que o homem não mais arremessará a flecha do seu anseio para além do homem e que a corda do seu arco terá desaprendido a vibrar!

Eu vos digo: é preciso ter ainda caos dentro de si, para poder dar à luz uma estrela dançante. Eu vos digo: há ainda caos dentro de vós.

Ai de nós! Aproxima-se o tempo em que o homem não dará mas à luz nenhuma estrela. Ai de nós! Aproxima-se o tempo do mais desprezível dos homens, que nem saberá mais desprezar-se a si mesmo."

NIETZSCHE, F. "Assim falou Zaratustra", tradução de Mário da Silva. - 15a. ed. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006; p. 40-41

Um comentário:

Stella disse...

Excelente evolução. que bom que "brilhou o caos". Acho q ainda estou na primeira fase disso tudo.
E preciso retomar o Zaratustra.
beijos